terça-feira, 18 de outubro de 2011

Adolescer ( 7ª e 8ª Série)



ADOLESCER...

Começamos a adolescer...
Desde o primeiro momento da vida, somos dependentes da relação com o outro, e assim permanecemos muito tempo, de certa forma, a vida toda.
Quais são as fases de nosso adolescer?
A criança desde seu nascimento depende da mãe para sobreviver. Através dos cuidados, da alimentação e do afeto, a mãe vai traduzindo o que imagina estar se passando com o bebê.
O adolescente saído da infância depara-se com seu corpo que se modifica, torna-se diferente, às vezes desengonçado. A angústia é o sentimento mais eminente; crises de tristeza, inibições, nervosismos e agitações são muitas vezes externadas em atos de agressão, seja consigo mesmo, seja com o outro. Os pais já não possuem as respostas a todos os porquês.
A adolescência é, ou deveria ser, a porta de entrada para a vida adulta. São muitas as portas, e apontam para um tempo de incertezas, do despertar __ para o sexo, para o outro, para o trabalho, para a vida adulta cheia de escolhas, responsabilidades, frustrações, ilusões, amores e desamores.
Para superar essa FASE da vida, o adolescer exige da família e do próprio adolescente um trabalho de elaboração de valores, para que possa saber o que é importante para ele e, portanto, o que deve fazer de seu desejo, de suas aspirações, do que quer para si. Ele precisa superar as dificuldades que isso acarreta, tentando produzir uma história particular de sua existência; caso contrário, a base de sustentação é insuficiente para encontrar novos modos de existir no mundo, e o adolescente tende a alienar-se, participando superficialmente da construção de sua história.
A melhor porta de entrada na vida é a porta de acesso ao outro, o exercício do amor e do trabalho, com criatividade e responsabilidade.
Viver cada etapa como se fosse a única requer conhecimento de si, auto-estima. O amor próprio está fundamentado nos valores essenciais do amor, do respeito, da empatia, do diálogo, do perdão, da responsabilidade e da liberdade, entre tantos. Na verdade, alguém torna-se adulto pela capacidade de viver as alegrias da adolescência e da juventude, a camaradagem, as baladas, a gradual experiência do afeto e da sexualidade, os momentos de realização no esporte, namoro, estudo, trabalho.
OBS: Texto tirado do livro: Ensino Religioso de José A. Galiani.


Após ler o texto, produza um comentário expondo sua opinião sobre a adolescência, o que é ser adolescente, quais as vantagens, desvantagens, como resolver os problemas encontrados na mesma, etc....

24 comentários:

  1. Achei este texto muito bom , pois ele fala das fases da nossa vida , principalmente da nossa adolescência , que é a fase mais complicada da vida , que na adolescência você que faz suas próprias escolhas e assim tomando o rumo de sua vida.
    Thalia Hedel Horstmann 8° I

    ResponderExcluir
  2. O texto é muito bom, pois fala como a gente se sente na vida que vai crescendo a cada ano.

    ResponderExcluir
  3. a adolescencia é um tempo mai importante da vida por que é o tempo de fazer escolhas quanto na carreira proficional como na vida amorosas, mas te muitos adolescentes que se acham que podem tudose acham na liberdade total mas não é bem isso a liberdade total é aparti dos 18 anos. isso é o que eu pensso sobre os adolescentes.

    ResponderExcluir
  4. Bom o texto ja falou tudo que possa ser uma adolescencia,mais no meu ponto de vista ser adolescente é curtir a vida sem se esquecer das responsabilidades,sair com os amigos,e olhar pra frente.Agora que ela chegou os nossos pais nao intende que queremos sair e se divertir mais um dia eles vão se tocar que estamos crescendo na vida!...

    Vanessa 8 1

    ResponderExcluir
  5. COMO COMENTA O TEXTO NOS DEPENDEMOS DOS OUTROS DESDE QUE NASCEMOS COMO A ALIMENTAÇÃO QUE A MÃE NOS PROPORCIONA ATE O CUIDADO DA TERCEIRA IDADE O IMPORTANTE É QUE SEM NOS CUIDARMOS UNS DOS OUTROS.

    ALUNO;JOÃO GABRIEL DA SILVA

    SERIE:OITAVA 1

    ResponderExcluir
  6. O adolescente começa a sofrer muitas mudanças, tanto hormonais quanto físicas. Então é ai, que começam as crises de ciumes, de tristeza, desilusões amorosas, insegurança. Nós só queremos saber dos os amigos e sair para festas e acabamos deixando a coisa mais preciosa da nossa vida de lado, a família.
    Muitas vezes pensamos em como a gente era feliz quando era criança, não se preocupava com nada, só em brincar. Na adolescência temos que ter muito mais responsabilidade, e quase sempre fizemos burrada, é então que tudo perde o sentido. É, crescer da medo.
    Keiti Paes, 8ª I.

    ResponderExcluir
  7. Adolescência, fase da vida em que tudo se transforma mesmo que as dificuldades sejam enormes, somos obrigados a aceitar-mos as mudanças que a vida nos dá. Na adolescência as chances de mudar-mos as nossas vidas é muito grande, com um simples gesto de sinceridade ou de raiva podemos trazer várias consequências para o nosso dia-a-dia.Os pais começam a pegar no nosso pé dizendo o que é certo o que é errado nos deixando muito irritados de vez em quando mas logo tudo passa e a afetividade com os pais volta.

    Dianã Roling.
    série: 8°"1".

    ResponderExcluir
  8. Ser adolescente exige que você tenha mais responsabilidades, e obrigações, temos mais cobranças de nossos pais por nos afastarmos deles para ficar com os amigos. Passamos a ser responsáveis por nossos atos.
    Nossas duvidas se tornam sentimentos, e muitas vezes nos fechamos para nós mesmos.Muitas vezes nos tornamos inseguros. Porém, é uma época que talvez, teremos prazer em lembrar.

    Ana Paula Daiy 8ª '1'

    ResponderExcluir
  9. Ao adolescer começam a vim as mudanças no corpo ,e os pensamentos diferentes .Pensamos em que, nós vamos trabalhar e o que vamos querer no futuro.Ser adolescente é estar entrando para a vida de adulto .Começa ,a pensar em ter uma família e ter mais responsabilidade com os deveres.
    Nome;Marcia De Liz.8°série 1.

    ResponderExcluir
  10. Bom, adolescência é um tempo de inseguranças e incertezas, onde requer mais de nós, obrigações e responsabilidades.Queremos passar maior tempo com nossos amigos e sem querer deixamos nossa família de lado.
    Os sentimentos ficam confusos, alegrias, tristezas, ciúmes, dúvidas...
    As vezes somos incapazes te entender nós mesmos.

    Poliana Maiara Schaefer 8ª '1'

    ResponderExcluir
  11. Ser adolescente é legal mas devemos saber disfrutar as coisas boa que a vida nos dá.Ela nós da vantagens de mais liberdades,soque tem pessoas que não sabem aproveitar e só leva desvantagens.
    ROSA DE LURDES DOS SANTOS 8"1"

    ResponderExcluir
  12. Nós na adolescência temos muitas dúvidas, e desde cedo nós sofremos muitas mudanças com o nosso corpo. Ai surge os porquês que muitas vezes não tem respostas e ficamos em dúvida sobre nós mesmos.As vezes achamos que a adolescência é algo muito "chato" até que por vez, nós vamos compreende-la e entendo-a. E por fim quando vemos tudo fica mais fácil, e ai podemos entender realmente o que é ser "ADOLESCENTE".

    Josiane Grahl_ 8ºsérie "1".

    ResponderExcluir
  13. Adolescência é uma fase muito complicada da vida. Surgem as mudanças no corpo, nos pensamentos, surgem os primeiros amores, desilusões.Passamos a acreditar que tudo o que fazemos esta certo. Mas não é bem assim.
    Não damos ouvido ao que os nossos pais falam e muitas vezes acabamos nos dando mau.
    Passamos por situações que preferimos dividir com os amigos ao invés de dividirmos com familiares.
    Pensamos em sair para baladas, beijar na boca mas muitas vezes esquecemos dos estudos que nesta fase deveria ser a coisa mais importante na nossa vida.

    ResponderExcluir
  14. Adolescência, na minha opinião essa é a fase mais importante das nossas vidas. É o momento em que somos inseguros e ao mesmo tempo seguros do que estamos fazendo, é o momento em que começamos a sentir ciúmes dos amigos e namorados(a) talvez, é o momento em que ficamos mais distantes dos pais e familiares, pois sempre queremos desabafar com nossos amigos. Ficamos rebeldes, muitas mudanças acontecem, nos tornando mais maduros, responsáveis e alguns mais irresponsáveis. É a fase que mais queremos se divertir e menos que queremos estudar. É uma fase de rebeldia, amores, raiva, ciúmes tudo ao mesmo tempo. Mas tudo isso passa e um dia iremos lembrar e rir do que fomos.

    Liliane Klöppel 7ª 1

    ResponderExcluir
  15. na adolescência muitos querem fazer coisa novas, sair em festas,baladas,namorar,querem parar de estudar fazer só bagunça e estudar eles deixam de ledo, e quando ficar adulto vão ter um emprego mas ruim porque não tem estudo

    ResponderExcluir
  16. Na adolescência é muito bom porque a gente não mais tão dependente dos pais, nós ja podemos começar a trabalhar e etc, isso é as vantagem de ser adolecente e com esse tempo
    de adolecente a gente tem que aproveitar esse momento de nossa vida que é importante essas as vantagens de tar nesse momento de experiencia.

    Wellerson Ribeiro Pereira 7 "1"

    ResponderExcluir
  17. A adolescência é um pedaço de nossas vidas é tempo de duvidas, experiências, pensar em coisas diferente como sexo mas saber suas responsabilidades, sair em busca de seu amor. E também já ter mas duvidas sobre seu prossimo dia. E saber o que é ser adolescente.

    Nome: Lucas 7ª serie "1"

    ResponderExcluir
  18. bom a adolescência é isso mesmo um monte de emoções e ormonios misturados nos fazendo sentir muitas coisas, já conseguimos sentir um pouco da respeitabilidade na adolescência, que esta nos preparando para a vida adulta.

    ResponderExcluir
  19. Adolescência... Para mim, a melhor fase da vida. Tempo de cair e levantar, aprender com os erros, desfrutar dos sentimentos bons, aprender a lidar com as pessoas de um jeito mais fácil e de principalmente, descobrir quem somos realmente. Certamente, a vida nos traz angústias e inseguranças, mas tudo com o tempo se resolve. E com isso, iremos aprender a lidar com problemas que antes não tínhamos ideia de como compreender. O melhor de tudo, é descobrir os nossos pontos fracos e fortes, os bons e os ruins. O tempo é a melhor chave para que tudo se resolva de uma forma boa e especial.

    Paula G. B. Sutil - 7ª série I

    ResponderExcluir
  20. Adolescência...

    Acho que a adolescência é um dos períodos mais difíceis da nossa vida, pois temos que tomar várias escolhas complicadas e se não escolhermos corretamente podemos sofrer depois...
    Mas adolescência também é período de diversão...
    O primeiro beijo, o primeiro, namoro.
    Devemos aproveitar essa fase da vida sem compromissos,sem responsabilidades...
    Pois lá fora o mundo não é um mar de rosas ...

    Alini 7 '1'

    ResponderExcluir
  21. ESSE TEXTO É MUITO BOM , POIS NELE É TUDO VERDADE . ELE FALA DA NOSSA ADOLESCÊNCIA , COMO NOS SENTIMOS NESSA TÃO COMPLICADA FASE DE NOSSA VIDA .
    FALA UM POUCO DE NOSSA VIDA ADULTA . DE COMO DEPENDEMOS DOS AMIGOS .

    ResponderExcluir
  22. Achei o testo muito legal pois fala da adolescência e a
    vida adulta as responsabilidade, os deveres

    Jeferson Mateus esser 7ª

    ResponderExcluir
  23. EU ACHO ESTE TEXTO MUITO BOM POIS ELE NOS INDICA O CAMINHO QUE NOS DEVEMOS SEGUIR DESDE PEQUENO ATÉ ADOLESCENTE. EU ACHO QUE MUITAS PESSOAS DEVEM LER ESTE TEXTO E VALORIZAR O TEM.
    nome;ALAN.N.T.

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei deste texto, por que ele fala das fases da nossa adolescência. As mudanças do nosso corpo, adolescência é uma fase muito complicado, eles fazem suas próprias escolhas, encontram seus primeiros amores e nos não damos ouvidos no que os nos'os pais falam, e acabamos fazendo o mau.

    Daiane 7

    ResponderExcluir